CURSO DE SOLDAGEM /SOLDA SMD E THT

CURSO DE SOLDAGEM /SOLDA SMD E THT

Artigos

Fundamentos da solda

A soldagem consiste em unir 2 ou mais peças de metal com a aplicação de calor e algumas vezes de pressão.

Soldagem por resistência é à parte da arte de soldar em que o calor necessário para a soldagem é gerado pela resistência a passagem de corrente nos corpos a serem soldados. Isto difere de outras formas de soldagem em que nenhum material de adição como fluxo, eletrodos, etc são utilizados, portanto, a metalografia da solda não se altera devido ao material de adição. Soldagem por resistência difere ainda da soldagem por fusão devido à utilização da aplicação da força mecânica para o forjar as partes aquecidas juntamente. Como efeito da força, temos o refino da estrutura do grão, produzindo então uma solda com propriedades físicas na maioria das vezes igual e alguns casos até mesmo superior ao material base.

Máquinas de solda por resistência e suas operações parecem misterioso para um leigo, quando ele vê boas soldas sendo realizadas facilmente e rapidamente. As mesmas características podem induzir o iniciante a acreditar num processo mais simples e aplicação generalizada maior do que a realidade. Isto é a proposta desta discussão introdutória para rever os fundamentos do processo e para discutir alguns detalhes mais complexos.

Soldagem é realmente um processo metalúrgico.O ferro tem sido descrito com uma suspensão de cristais de ferrita de composição variável em uma matriz de suas próprias impurezas. Esta matriz de impurezas, que aumenta a resistência elétrica de todos os metais, que a real
importância em soldagem por resistência elétrica.

História da solda

O processo de solda por resistência foi ?inventado? em 1877 por Elihu Thomson (1853-1937), fundador e presidente do Thomson Laboratory, Lynn, Mass. Thomson foi um projetista e fabricante de motores e transformadores. Thomson Laboratory posteriormente fez uma fusão com Edison General Electric Company sendo criada então a General Electric Co.Thomson foi vice presidente e diretor de pesquisa da nova empresa. O ?descobrimento? da solda por resistência ocorreu quando Thomson estava lecionando eletricidade na Central High School em Philadelphia, demonstrando a operação de faiscamento em uma bobina. Neste tempo, Thomson era professor de química e mecânica (1876-1880). A primeira demonstração prática da soldagem por resistência foi realizada no Franklin Institute em Philadelphia (1879) e foi ?aperfeiçoada? em 1886. Foi em 1886 que a primeira máquina de solda por resistência foi produzida: a Thomson-Gibb.