CURSO DE SOLDAGEM /SOLDA SMD E THT

CURSO DE SOLDAGEM /SOLDA SMD E THT

Perguntas e Respostas

Quais são os tipos de componentes?

A maioria dos componentes SMD é feita de silício (transistores, diodos, CIs) esoldada no lado das trilhas, ocupando muito menos espaço numa placa de circuitoimpresso. Graças a estes componentes foi possível a invenção to telefone celular,notebooks, computadores de mão, etc.
Resistores, capacitores e jumpers SMD
Os resistores têm 1/3 do tamanho dos resistores convencionais. São soldados dolado de baixo da placa pelo lado das trilhas, ocupando muito menos espaço. Têmo valor marcado no corpo através de 3 números, sendo o 3° algarismo o númerode zeros. Ex: 102 significa 1.000 ? = 1 K. Os jumpers (fios) vem com a indicação000 no corpo e os capacitores não vem com valores indicados. Só podemos saber através de um capacímetro.
Eletrolíticos e bobinas SMD

As bobinas tem um encapsulamento de epóxi semelhante a dos transistores ediodos. Existem dois tipos de eletrolíticos: Aqueles que têm o corpo metálico(semelhante aos comuns) e os com o corpo em epóxi, parecido com os diodos.Alguns têm as características indicadas por uma letra (tensão de trabalho) e um número (valor em pF). Ex: A225 = 2.200.000 pF = 2,2
?F x 10 V (letra "A")
Semicondutores SMD
Os semicondutores compreendem os transistores, diodos e CIs colocados esoldados ao lado das trilhas. Os transistores podem vir com 3 ou 4 terminais,porém a posição destes terminais varia de acordo com o código. Tal código vemmarcado no corpo por uma letra, número ou sequência deles, porém que nãocorresponde à indicação do mesmo. Por ex. o transistor BC808 vem comindicação 5BS no corpo. Nos diodos a cor do catodo indica o seu código, sendoque alguns deles têm o encapsulamento de 3 terminais igual a um transistor. OsCIs têm 2 ou 4 fileiras de terminais. Quando tem 2 fileiras, a contagem começapelo pino marcado por uma pinta ou à direita de uma "meia lua". Quando têm 4fileiras, o 1° pino fica abaixo à esquerda do código. Os demais pinos são contados em sentido anti-horário.